"Mudar é difícil mas é possível". - Paulo Freire

Se Cristo comigo vai

Harpa Cristã 515 - Se Cristo comigo vai


"Se, pelos vales, eu peregrino vou andar
Ou na luz gloriosa de Cristo habitar,
Irei com meu Senhor pra onde Ele for.
Confiando na graça de meu Salvador.


Se Cristo comigo vai, eu irei
E não temerei, com gozo irei; comigo vai;
É grato servir a Jesus, levar a cruz;
Se Cristo comigo vai, eu irei.


Se lá para o deserto Jesus me quer mandar;
Levando boas novas de salvação sem par;
Eu lidarei, então, com paz no coração.
A Cristo seguindo, sem mais dilação.


Será a minha sorte a dura cruz levar,
Sua graça e Seu poder, quero sempre aqui contar.
Contente com Jesus, levando a minha cruz.
Eu falo de Cristo que é minha luz.


Ao Salvador Jesus eu desejo obedecer,
Pois na Sua Palavra encontro o meu saber;
Fiel a Deus serei, o mundo vencerei,
Jesus vai comigo, não mais temerei".

Letra e Música : Charles Austin Miles, 1908
Tradução: Frida Vingren

HISTÓRIA


Certa ocasião, num encontro da CIBEN, em Madureira, da década de 80, quando a saudosa irmã Zélia Macalão, fazia uma de suas preleções, comentou sobre a sua intimidade com a Missionária Frida Vingren, que teve como 1ª residência no Rio, a casa de seus pais. Em certo ponto ela descreve como nasceu o hino 515-SE CISTO COMIGO VAI:

"Surgiu como resposta a oração do missionário Gunnar Vingren ao receber a carta do Rio de Janeiro, escrita pelo então jovem Paulo Macalão, que incentivado pelo irmão Heráclito Menezes, que havia sido transferido de Belém PA, para o Rio, começou a frequentar a Igreja Evangélica, que ali encontrou, denominada "Igreja do Orfanato", dirigida por um missionário inglês, cujo nome era Robert (na verdade, James Robert), de uma missão tradicional, cuja assistência era limitada, e que por prestar assistência a crianças da localidade, recebeu este rótulo - e quando o irmão Heráclito compartilhou com os poucos crentes que ali se reuniam, o que Deus estava realizando no Norte do país, através dos pentecostais, foi incumbido o jovem Paulo Leivas Macalão, para escrever e pedir aos missionários responsáveis o envio de um obreiro para iniciar a obra pentecostal no Rio - isto em 1923. Entretanto, quando Vingren colocou a questão diante de Deus, o Espírito Santo falou-lhe, que não deveria enviar um obreiro, mas que ele mesmo, deveria deixar o Pará, e mudar-se para a capital do país - sendo-lhe dificil num primeiro momento aceitar esta direção, depois de tudo por que já havia passado, até que, estando em seu quarto orando, mais uma vez a este respeito, sua esposa começa a cantar em português, o hino que acabara de traduzir - nosso 515 da HC - resposta clara a sua oração."

"Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei." - Mateus 8:19


Interpretada na voz de Cassiane podemos conferir esta linda canção.




Fonte de pesquisa:

1) Tabernacle Hymns, no. 2 (c1921), N.30
2) Hymns of Praise (1922), N.168
3) Segertoner 1960, N.227
4) The cyberhymnal - http://www.hymntime.com/tch/index.htm



Compartilhe:

Seu Comentário

    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook