"Mudar é difícil mas é possível". - Paulo Freire

Jim Elliot, ele não foi um tolo!

Biografia de Jim Elliot - O mártir da Amazônia


"Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder". - Jim Elliot

Filho de Fred e Clara Elliot, pastores batistas nos EUA, desde cedo Jim revelou-se um jovem bastante talentoso, destacando-se em todas as atividades em que se envolvia. Convicto de sua vocação e chamada missionária, empenhou-se no estudo grego, visando uma possível tradução do evangelho para alguma língua nativa. Segundo o registro de seu diário, sua vida tinha sido profundamente impactada pelos testemunhos de missionários como David Brainerd e Hudson Taylor.

Quando chegou ao Equador, com sua esposa Elizabeth, trabalhou na tradução do Novo Testamento para a língua dos índios quéchuas. Nesse tempo, Jim soube dos índios aucas (hoje conhecidos como huaoranis), que viviam na Amazonia equatoriana, tinham fama de ser violentos e não mantinham nenhum contato com o mundo exterior. Logo firmou o propósito de levar o evangelho a essa tribo.

Após um tempo de estudo e sobrevoo na região, teve algumas iniciativas de contato bem sucedias com a tribo, com presentes trocados como sinal de amizade. Jim e mais quatro missionários resolveram que já era hora ter um contato mais pessoal visitando a própria aldeia. Mas ao fazerem isso, na manhã de janeiro de 1956, não foram bem recebidos e acabaram sendo mortos covardemente pelos índios aucas, com golpes de lanças e machados. Seus corpos foram encontrados dias depois pela Força Aérea Equatoriana, enquanto sobrevoavam o rio Curray.

As esposas desses missionários, apesar da grande dor que sofreram, dicidiram continuar com a missão e conseguiram evangelizar os aucas. A obra de Deus foi tão poderosa entre a tribo, que anos mais tarde o índio assassinou Jim Elliot e seus amigos, agora já convertido ao Senhor Jesus, tornou-se pastor local da igreja indígena e batizou a própria filha de Jim e Elizabeth nas águas do rio onde seu pai tinha sido morto.

“Eu não quero uma vida longa, Senhor, mas sim cheia de Ti. Senhor Jesus, consuma minha vida! Satura-me com o óleo do teu Espírito…” (oração encontrada no diário pessoal de Jim Elliot, escrita ainda antes de sair para missões).

(Fonte: Revista Povos)

He is No Fool - Twila Paris - legendas em português 

Para você que achou interessante esta pequena nota sobre a biografia de Elliot, deixo a sugestão:

O livro “Através dos Portais do Esplendor”, publicado em português pela Vida Nova, é um grande clássico sobre missões. Uma leitura indispensável! Elisabeth Elliot, a esposa de um dos missionários, narra a chocante história de cinco corajosos missionários (Jim, Pete, Nate, Ed e Roger) que na década de 50 aceitaram o desafio de levar o evangelho às tribos indígenas no Equador.

Segue uma entrevista dos relatos abaixo:


Compartilhe:

Seu Comentário

    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook